SOBRE

Este é o CAMPO - um podcast de Antropologia. 

Originalmente, a gravação de podcasts foi pensada como forma de propor novas formas de engajamento entre e com estudantes da disciplina “Gênero, Estado e processos de subjetivação”, ministrada pela professora Paula Lacerda, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ. Em tempos de pandemia, em que grande parte de nossas relações acadêmicas não pôde ocorrer presencialmente, esta se mostrou uma alternativa possível para o processo de ensino-aprendizagem. A proposta principal foi apresentar, de forma didática e simples, autoras e autores do curso, em termos de: sua produção acadêmica, o universo de questões abordados, os diálogos e o contexto de produção das reflexões.

Em contato com Carol Parreiras, expert em tecnologia e interessada em formas digitais de divulgação científica, o podcast cresceu. Ao invés de ficar restrito a disciplinas ou debates específicos, transformamos o processo de produção, investimos em edição e, sobretudo, no alargamento do escopo teórico a ser abordado. 

A ideia central permanece a mesma: apresentar de forma simples debates importantes no campo da Antropologia, em episódios curtos e organizados em temporadas temáticas. Continuamos com o trabalho de pesquisa voltado ao levantamento da produção de autoras mulheres não-brancas, terceiro-mundistas e/ou associadas a outros tipos de minorias sociais. Com isso, nosso objetivo é fomentar esse tipo de produção acadêmica e de debate intelectual.

 

A escolha do nome se explica pela polissemia do termo "campo". Além de dimensão central no exercício da Antropologia - o "trabalho de campo"-, o podcast está relacionado ainda a outros sentidos da palavra, como o campo acadêmico, que por sua vez é um campo de disputas políticas e teóricas, temas que desejamos abordar. "Campo" é também "uma extensão de terra sem mata", e nossa expectativa é plantar e povoar esse espaço com ideias, escritoras e ativistas com contribuições para a Antropologia. 

 

Este podcast é feito por Paula Lacerda e Carol Parreiras. Saiba mais sobre a gente aqui

Créditos:

- Foto de capa: Paula Lacerda, Altamira, 2012. 

- Desenhos: Hyldalice, 2020. 

© 2020 por CAMPO - um podcast de Antropologia. Criado com Wix.com

  • Instagram ícone social
  • Twitter
  • Spotify ícone social